Este blog tem por objectivo ajudar a criar um mapa topográfico de Portugal para os GPS da marca Garmin. * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *Para as versões definitivas, vá a [http://sites.google.com/site/topolusitania/] * * * * * * * * * * * * * * * *Contacto:* [topolusitania"alojado no"yah00_ponto_com] *Como ajudar:* [http://sites.google.com/site/topolusitania/Home/topolusitania---como-ajudar]

domingo, 26 de julho de 2009

Topo Lusitania Roteavel ? Não !

Tenho recebido alguns pedidos para que o TopoLusitania seja roteavel. Técnica e teóricamente tal é possivel, não tenham quaisquer dúvidas. Aliás eu posso fazê-lo.Temos apenas um pequeno grande problema de escala, ou do tipo dos 12 Trabalhos de Hércules... Mas exequível




Para um purista do "fora da estrada", que não tenha feito o trabalho de casa, o que importa não é saber para onde fica a civilização. O que importa é saber "onde estamos perdidos", consultar os mapas (de papel ou no ecran) e tomar decisões sobre o caminho a seguir.
Para isso, os GPS com mapas não roteaveis servem na perfeição. Seguir "acriticamente" as instruções de uma máquina nunca foi do meu agrado.






Por isso, e desde o principio, nunca tive a intenção de tornar o TopoLusitania roteável, e tal principio mantêm-se.

No entanto, nunca se pode dizer "desta água nunca beberei", ou como agora está de moda, em política, nunca digas nunca, ou nunca digas só quando JC descer de novo à terra....

Como bom pecador, não consegui resistir a um pequeno exercicio e cedi ao pecado...
Face aos excelentes dados recebidos de Oleiros, não resisti a pegar neles e fazer um mapa do Municipio de Oleiros roteavel.

Não quis perder muito tempo com o assunto e o mapa foi feito nas seguintes condições:
Só se usou a capa referente à rede viária, sendo roteável para vias alcatroadas (ruas, estradas municipais e nacionais de 1ª, 2ª e 3ª ordem). O mapa não foi actualizado (os dados têm cerca de 30 anos). Os caminhos de terra e as veredas não foram contemplados para o efeito.
Todas as restantes capas (toponimia, hidrografia, edificios, caminhos,etc), foi usada "como está".

Mesmo assim foi necessário corrigir manualmente cerca de 100 situações de conflito.

O resultado deste pecado poderá ser obtido aqui:

Oleiros_Roteavel_Mapsource.rar
Atenção: Na instalação deste mapa roteavel, os processos automáticos de alteração de REGEDIT através do Mapsetoolkit ou similares podem não funcionar.
É preferivel usar o comando REGEDIT e fornecer ao REGISTRY as chaves necessárias, para que o Mapsource encontre o mapa.
Eis um exemplo que pode ser usado: Altere os caminhos e os nomes de acordo com as suas necessidades: (Válido para Windows XP)
REGEDIT4
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Garmin\MapSource\Families\Oleiros]
"ID"=hex:7f,89
"IDX"="C:\\Garmin\\Oleiros_Roteavel\\Oleiros.mdx"
"MDR"="C:\\Garmin\\Oleiros_Roteavel\\Oleiros_mdr.img"
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Garmin\MapSource\Families\Oleiros\1]
"LOC"="C:\\Garmin\\Oleiros_Roteavel\\imgs\\"
"BMAP"="C:\\Garmin\\Oleiros_Roteavel\\Oleiros.img"
"TDB"="C:\\Garmin\\Oleiros_Roteavel\\Oleiros.tdb"

Algumas breves notas:
Estradas não alcatroadas não têm roteamento. Algumas estradas alcatroadas nas extremidades do mapa só são roteáveis numa pequena extensão. Estão isoladas das restantes, pois os nós de ligação estão fora do presente mapa.
Só depois do mapa ser compilado é que verifiquei que existe um erro na parte hidrográfica do mapa: O rio Zêzere e um ou outro ribeiro encontram-se cortados.
Como este mapa é apenas um exercício e só pode ser usado dentro de casa, este erro, involuntário, não será corrigido.





Sem comentários:

Número total de visualizações de páginas