Este blog tem por objectivo ajudar a criar um mapa topográfico de Portugal para os GPS da marca Garmin. * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *Para as versões definitivas, vá a [http://sites.google.com/site/topolusitania/] * * * * * * * * * * * * * * * *Contacto:* [topolusitania"alojado no"yah00_ponto_com] *Como ajudar:* [http://sites.google.com/site/topolusitania/Home/topolusitania---como-ajudar]

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

TopoLusitania v0.86 e v0.87


TopoLusitania v0.87 BETA

A versão beta deverá sair na primeira semana de Setembro. Todas as colaborações recebidas já foram incluídas nos respectivos mapas. Não sai já porque temos de harmonizar os limites dos Parques da Ria Formosa e Sapal de Castro Marim com os novos desenhos dos diversos esteiros e canais.

TopoLusitania v0.86 Beta
Dos cerca de 500 d/l da versão v0.86 Beta não recebemos até ao momento nenhuma reacção negativa. Como tal podem considerar que de Beta passou a V0.86 definitiva, e tal será indicado na página web do TopoLusitania.


TopoLusitania v0.87

Desde já queremos agradecer as seguintes colaborações recebidas:
De JG Almeida:
Grande parte dos fortes das Linhas de Torres. (1)
Duas rampas para barcos no rio Tejo.
Um erro detectado na Barca da Amieira, onde a N359 não atravessa o Rio Tejo e é substituida por um barqueiro "à moda antiga" ( não esquecer bater as palmas para o chamar ;-) )


Inúmeras sugestões de POIs para incorporar ao TopoLusitania, quer em Lisboa quer no Alentejo e Estremadura.
De L Neves:
Tracks na Serra da Carregueira e do Parque Florestal de Monsanto (Lisboa)
De Quim
Tracks entre Lisboa/Loures Cabo da Roca
Inumeros trilhos na costa do Norte a Lisboa
Da nossa actividade:
Redesenho de toda a Ria Formosa constante nos mapas 351000001 e 35100002 (incluidas as bóias, canais navegáveis, zonas inundáveis, zonas pantanosas e salinas em actividade ou "desactivadas").
Redesenho de toda a costa da Ria Formosa dos mesmos mapas.
Inclusão dos parques aquáticos e Zoomarine
Acrescentados novos campos de golfe
Redesenhado o Sapal de Castro Marim, bem como pormenores das margens do Rio Guadiana nessa zona.
Indicação da rota pelas Marismas de Ayamonte a Isla Cristina (percurso que recomendamos vivamente, seja de canoa, barco ou mota de água)
Redesenho da Marina de Faro
Incorporação no mapa da zona de Lisboa (351000004) de inúmeros POI, zonas desportivas, miradouros, estradas não pavimentadas na zona da Academia do Sporting, etc.
Como de Futebol percebemos pouco ou nada, se nos indicarem onde são as outras "academias", centros de estágio, ou similares, teremos todo o prazer em as incluir.

MAPA 35100009:
Incluidos POI e superficies na zona de Vila Velha do Ródão, redesenhado parte do Rio Ocreza, parte do Rio Tejo a sul de Fratel


Notas:
(1) Do correio electrónico recebido:

Em anexo está um ficheiro com a localização de grande parte dos fortes das Linhas de Torres Vedras.

Não tenho 100% da certeza dos nomes. Estas localizações foram obtidas através de visitas aos fortins, de consultas de mapas militares, de tardes passadas no Arquivo Histórico Militar e da observação de imagens de satélite. Como disse não consegui obter os nomes de todos estes fortes; sempre que me deparei com redutos sem nome, optei por utilizar os nomes dos locais que fossem mais próximos.


Os POI estão incluidos no TopoLusitania antecedidos de _ "Linhas de Torres"

3 comentários:

Rui Rodrigues disse...

Para quando uma versão do Mapa em formato basecamp?
Digo isto porque tenho um Mac e para conseguir instalar no basecamp tenho sempre de usar um windows com o mapsource e depois o mapconverter.

Anónimo disse...

Olá
Presumimos que quando dizes verão para Basecamp, te referes a mapas com DEM.
O TopoLusitania publicou até ao momento em mapas separados da Madeira e dos Açores.

Está previsto que Portugal Continental com DEM seja publicado num futuro mais ou menos próximo (versão 1.00?)
Os DEM a ser usados serão os NASA - ASTER. Estes dados contém alguns erros e esperemos que a NASA publique uma versão 2 ( à semelhança das velhilnhas SRTM)mais correcta.

Rui Rodrigues disse...

Olá,

O basecamp consegue ler desde a versão 3 acho eu, mapas sem ser com a opção DEM.
Para instalar mapas no basecamp (não há mapsource para mac), pelo menos em OSX, tenho de os converter para formato GMAPI, e era a este formato que eu me referia.
Confesso que não sei se este formato é especifico de basecamp ou mac.

Número total de visualizações de página